Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 19 de março de 2012

Shelby GT500

Esqueça a crise mundial, pelo menos por alguns instantes. Esta parece ser a mensagem dada pela Ford ao revelar a nova geração do Mustang Shelby GT500.


Se o renovado Mustang apresentado durante o Salão de Los Angeles, em novembro de 2008, já parecia saltar aos olhos, o mítico esportivo consegue ser ainda mais visceral. Os méritos vão para a equipe de engenheiros e projetistas da Ford Special Vehicle Team (SVT), divisão de alto desempenho da marca de Michigan.

De cara, a vistosa entrada de ar no capô e a grade dianteira se destacam, criando um belo conjunto e agregando funcionalidade, já que as peças foram desenhadas visando a refrigeração do motor. As faixas verticais que percorrem toda a extensão do carro, outra característica dos Shelby, também marcam presença.

Na lateral, a identificação “GT500” e a tradicional serpente que identifica os projetos do lendário preparador Caroll Shelby indicam que o Mustang não está para brincadeira. As rodas de 19 polegadas construídas em alumínio forjado e os pneus esportivos da Goodyear atestam o temperamento “nervoso” do modelo.

Já a traseira é marcada por um sutil aerofólio e o logotipo “Shelby” posicionado acima das lanternas. A clássica tampa de combustível cromada dá o toque final, ostentando as credenciais de um nome com história entre seus entusiastas.

Por dentro, o Mustang possui revestimento em couro nos bancos, volante e laterais de porta, além de apliques de alumínio no painel de instrumentos. O console central conta com um sistema de áudio e navegação por GPS e os controles de ar-condicionado digital. A manopla de câmbio na cor branca, marca registrada dos Shelby, dá o toque de nostalgia ao interior.


Mas o principal destaque está debaixo do capô. O motor 5.4 V8 dotado de turbocompressor e intercooler gera 540 cv. Números de aceleração e velocidade final não foram divulgados. De acordo com a Ford, a evolução em relação à geração anterior do Shelby se deu graças ao conhecimento acumulado no desenvolvimento do Shelby GT500KR, exibido no Brasil na última edição do Salão do Automóvel.

A Ford também promoveu outras modificações na parte mecânica. Com as mudanças na quinta e sexta marchas, a montadora promete aceleração mais eficiente e maior economia de combustível. Os discos de embreagem agora possuem um diâmetro de 250 milímetros – ante 215 milímetros de seu antecessor – e são feitos de cobre e fibra de vidro.

Entre os itens de série, o Shelby GT500 conta com o AdvanceTrac, controle de estabilidade que oferece diversos ajustes, podendo ter uma configuração mais esportiva voltada para as pistas ou mesmo ser desativado. Neste caso, os sistemas de segurança – como os freios anti-travamento (ABS) – permanecem funcionando.

O bólido fará a sua primeira aparição oficial durante o Salão de Detroit, que abre suas portas para o público no dia 11 de janeiro. Segundo a Ford, as vendas do modelo – que será oferecido nas versões cupê e conversível – começam até o final do primeiro semestre de 2009.

 

  

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Combata a Dengue!

Image and video hosting by TinyPic